quarta-feira, 22 de junho de 2011

PLANO SEMANAL

      

                                                               INHAPIM - MG

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Rua Cel. Antônio Fernandes, 209 – Centro
CEP: 35330 000 - Tel. (33) 3315 2310 begin_of_the_skype_highlighting            (33) 3315 2310      end_of_the_skype_highlighting
INHAPIM - MG






                                                       
                      ESCOLA MUNICIPAL
          ALBERTINA MARIA RIBEIRO
                       ALEGRE- INHAPIM

Plano de aula Semanal
ESCOLA MUNICIPAL ALBERTINA MARIA RIBEIRO
PROFESSOR: JOSÉ CARLOS DA SILVA 2º ANO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 
DATA:20/06/2011 à 24/06/2011
  HORÁRIO:
Segunda-feira 
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Português
Ciências
Religião
Português
Literatura
Português
Ciências
Ed.Física
Português
Ed.Física
Matemática
matemática
matemática
Matemática
matemática
Geo/história
Português
Português
Artes
Ciências
Geo/história
Geo/História
Geo/História
Geo/História
Português

      Eixo:
·          Desenvolvimento da oralidade.
·         Leitura.
·         Apropriação do Sistema de Escrita.
·         Compreensão, Valorização e produção da Cultura Escrita.
·         Números e operações- álgebras e Funções.
·         Ambiente e vida.
·         Conhecendo a moradia e valorizando o trabalho.
·         conscientização .
·         Artes Visuais.
·         Jogos e brincadeiras.




Capacidades
 
·         Participar das interações cotidianas em sala de aula:escutando com atenção e compreensão.
·         Desenvolver atitudes e disposição favoráveis à leitura.
·         Conhecer,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
·         Conhecer os uso se funções sociais da escrita.
·         Dominar relações entre grafemas e fonemas ( regularidades e irregularidades ortográficas).
·         Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas produzindo inferências.  
·         Conhecer uso e funções sociais da escrita.
·         Dominar relações entre grafemas/ fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas).
·         Escrever segundo o princípio alfabético e as normas ortográficas.
·         Reconhecer números em diversas situações.
·         Reconhecer números naturais.
·         Coletar,organizar e registrar  dados e informações ( usando figuras,materiais concreto ou unidade de contagem).
·         Identificar instrumentos apropriados para medir tempo (calendário).
·         Compreender que os animais não são todos iguais, eles se diferenciam pelas suas características (alimentação e locomoção).
·         Identificar animais vertebrados e invertebrados.
·         Conhecer os principais tipos de comércios em minha rua .
·         Reconhecer o sentido das palavras: amor,amizade e confiança.
·         Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo um atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produção artística.
·         Vivenciar e diferenciar os jogos e brincadeiras.
Objetivos:Português
·       Conhecer o convite como um gênero textual.
·         Aprender a ouvir o professor e os colegas e guardar a vez de falar.
·         Despertar o gosto pela leitura.
·         Interpretar oralmente o texto, entendendo o sentido implícito do texto ( fazendo inferência ).
·         Identificar e ler palavras escrita com RR já trabalhada.
·         Escrever palavras com RR.
·         Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade.
·         Associar a sílaba ao número ao número de sons da palavra.
·         Identificar o número de letras de uma palavra.
·         Identificar o número de palavras de uma frase.
·         Conhecer, identificar e utilizar antônimo.
Matemática

·         Reconhecer a equivalência entre dez barras e uma placa.
·         Associar à unidade da 3ª ordem o valor 100 ao respectivo nome: centena.
·         Saber que três ordens forma uma classe.
·         Conhecer números e suas relações.
·         Resolver situações problemas do cotidiano fazendo o uso da adição e subtração.
·         Ler e interpretar calendário mensal e anual.



Ciências
·         Identificar pelas características os principais tipos animais que estão presentes em nosso ambiente. 
·         Saber diferenciar os seres vertebrados dos seres invertebrados.   
   Geo/história
·       Conhecer os tipos de comércios em minha rua.
      Artes
·         Despertar o gosto para desenhos e artes em geral.


Educação Física
·         Desenvolver a capacidade de vivenciar e diferenciar os vários tipos de jogos e brincadeiras.

     Ensino Religioso

·          Reconhecer o sentido das palavras: amor,amizade e confiança.


Desenvolvimento diário das atividades
Data
Detalhamento das atividades
20/06
·        Ficha individual do aluno, chamada e correção da tarefa.
·        Texto:”O BURRINHO TRABALHADOR” folha anexada.
·        Interpretação oral e escrita do texto.
·        Formação de novas palavras com a letra RR.
·        Bancos de palavras para fixação e trabalho durante a semana.
·        Atividades envolvendo centena,valor do quadradinho, operação e problemas.Pedir os alunos para fazer a decomposição dos números dados e escrever como se lê os números.
·        Aula dialogada com os alunos sobre os tipos de comércios de sua rua.
·        Atividades anexadas.

21/06
·        Ficha individual do aluno, chamada e correção da tarefa.
·        Formar novas palavras com todas as sílabas em estudo.
·        Pedir os alunos que faça a separação silábica das palavras dada.
·        Escolher algumas palavras e formar frases.
·        Problemas envolvendo adição e subtração.
·        Aula dialogada sobre os animais sobre suas características.
·        Atividades anexadas.
22/06
·        Ficha individual do aluno, chamada e correção da tarefa.
·         Leitura individual do banco de palavras.
·        Bingo ortográfico das palavras em estudo.
·        Pedir um aluno que tire uma ficha do saquinho e mostrar a ficha para os alunos com a palavra escrita, ex: CARRO, pedir que observem bem a palavra, inclusive os sinas gráficos que possuírem; e escreve- la no bingo ortográfico; mostrar novamente a ficha para o aluno corrigir a sua escrita.
·        Conhecendo convite.Falar sobre este gênero textual.
·        Pedir os alunos que resolva as atividades no caderno, usando o Q.P.
·        Falar sobre o sentido das palavras: AMOR, UNIÃO E PAZ.
·        Pedir os alunos para resolver o diagrama com outras palavras relacionada a amor, amizade e união.
·        Jogos para quadra- BOLINHA.
·        Atividades anexadas.
23/06
·        OBS: feriado CORPUS CHRIST.
17/06
·        Ficha individual do aluno, chamada e correção da tarefa.
·        Produção de texto.
·        Fazendo um convite.
·        Aula dialogada sobre seres vertebrados e seres invertebrados.
·        Continuação da aula anterior “A IDÉIA DE UM PONTO”.ilustração do livro pelos alunos. (artes integrada a literatura)
·        Atividades anexadas



RECURSOS METODOLÓGICOS.
·        Quadro, giz,folha xerocada, material dourado, folha quadriculada, jornais, revistas, textos informativo para suporte, quadra, sala de aula,livro de estória.


·        AVALIAÇÃO:
      Avaliação contínua, através da observação das competências e habilidades desenvolvidas, considerando os objetivos propostos.











Assinatura da professor responsável: _______________________________
                                                        ( José Carlos da silva )



Nenhum comentário:

Postar um comentário